24 Abril 2019-09:04. S. J. do Rio Preto-SP

Fone: (17) 3211.2550

Sindalquim Institucional

História Sindalquim

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de álcool, Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto e Região foi fundado em 15 de março de 1987 pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo.

Inicialmente foi constituído como Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do álcool de São José do Rio Preto e Região, conforme Edital de Convocação publicado no jornal Notícia Popular do Estado de São Paulo, edição de 11 de março de 1987.

Atuou como Associação até o dia 04 de maio de 1988, quando passou a ser Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do álcool, Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto e Região, oportunidade em que representava apenas 10 (dez) municípios, sendo eles: Rio Preto, Catanduva, Fernandópolis, Icém, Itajobi, Monte Aprazível, Novo Horizonte, Onda Verde, Orindiúva e Vista Alegre do Alto, com representação somente em 16 (dezesseis) empresas de álcool, químicas e farmacêuticas.




Uma das primeiras assembléias realizadas pelo Sindalquim



Atualmente o Sindicato conta com um número de 77 (setenta e sete) municípios, conforme consta em Certidão emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em 17 de janeiro de 2008, representando os setores da indústria do álcool, químicas e farmacêuticas.

Em seu primeiro Livro de Associados do ano de 1987, consta como um dos primeiros associados o Sr. José Carlos Matos, funcionário da Destilaria Demol, atual Usina Moema, instalada no município de Orindiúva, ocasião em que exercia a função de ajudante geral, fazendo parte ainda hoje do quadro de funcionários da empresa no cargo de supervisor de processo industrial e continuando como associado desta entidade.

Até 1996 o Sindicato não possuía sede própria e pagava aluguel do imóvel onde era sediado, sendo que no mesmo ano, com a autorização da diretoria, foi adquirido um imóvel localizado na Rua Bahia, 235, no Bairro Vila Diniz. No local, funciona hoje alojamento e almoxarifado da entidade.




Local onde Hoje funciona o alojamento e almoxarifado do Sindalquim



Hoje, além deste imóvel, o Sindicato possui uma propriedade de 05 (cinco) alqueires no Município de Mirassol, uma Colônia de Férias no Município de Sales, uma caminhonete S-10 flex cabine dupla ano 2010, um automóvel Astra flex 2010 e um Trailer trucado com aparelhagem de som para a realização de assembléias, paralisações e outros movimentos.




Terreno (5 Alqueire) em Mirassol/SP


Colônia de Férias em Sales/SP




Astra - 2010


S10 - 2010



Trailer de som do Sindalquim


Trailer de som do Sindalquim



Em fevereiro de 2010, pensando em melhor atender os trabalhadores, mais uma grande realização do Sindalquim. Adquiriu outro imóvel, com mais de 300 metros quadrados de construção, o local foi ampliado e reformado e é onde funciona atualmente a sede própria do Sindalquim. O local é adaptado para portadores de necessidades especiais.




Nova sede Sindalquim, localizada: Av. América, 364 - Vl Diniz



Todo esse patrimônio só foi possível ser adquirido, em virtude do trabalho e dedicação da atual diretoria e também dos demais diretores que já fizeram parte desse Sindicato, principalmente com as contribuições pagas pelos companheiros.

Desde sua fundação, o Sindalquim tem a preocupação de representar de maneira digna e transparente os trabalhadores. Seu fortalecimento se dá através da preparação de seus dirigentes e da união das categorias por ele representadas, em defesa da classe trabalhadora e em busca de bons resultados nas negociações coletivas.

Temos muito que agradecer, primeiramente ao nosso Deus todo poderoso, pela honra de sermos reconhecidos nacionalmente por todo o trabalho realizado junto as categorias representadas. E agradecer, também, a todos os trabalhadores por confiarem no Sindalquim, pois só através dessa união, mobilização e conscientização é que continuaremos fortes para lutarmos dignamente por vocês.




Almir Aparecido Fagundes
Presidente


Cadastre seu email abaixo e receba mais informações:

Você gostou do novo site?

Sim
Não
Sem opção



  

Unica


  

Fequimfar


  

CNTQ


  

Udop

 
 Av. América, 364 Vila Diniz - CEP:15.013-310  São José Rio Preto-SPFone: (17) 3211.2550 Desenvolvido por Cdznet