15 Outubro 2018-14:10. S. J. do Rio Preto-SP

Fone: (17) 3211.2550

Sindalquim realiza sétima edição do Seminário de Saúde do Trabalhador

Evento superou expectativas dos organizadores
Henrique Fernandes

20/04/2016 14:04
Sindalquim realiza sétima edição do Seminário de Saúde do Trabalhador
A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região (Sindalquim) realizou nos dias 14 e 15 de abril, no hotel Nacional Inn, em Rio Preto, o 7º Seminário de Saúde do Trabalhador, encontro organizado pelo Sindalquim que fortalece cipeiros e profissionais do SESMT de toda a região. Durante os dois dias de evento, trabalhadores das categorias do álcool, farmacêutica e químicas participaram de atividades sobre conscientização e temas relacionados ao ambientes de trabalho. Neste ano, o evento foi realizado no mês de abril, o “Abril Verde”. “O verde é a cor que representa a segurança do trabalho. No dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde e dia 28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho”, afirmou uma das organizadoras do Seminário, Vanja Barbosa, funcionária do Sindicato.

No Seminário deste ano, uma das novidades foi a apresentação teatral da Cia Livre de Teatro, que debateu os acidentes de trabalho. A psicóloga Juliana Ferrari falou também sobre transtornos mentais relacionados ao trabalho.  No dia 15, palestrantes abordaram o tema sobre processo de doação e transplante de órgãos. “Mais uma vez organizamos o evento para conscientizar os trabalhadores do setor. O objetivo é diminuir cada vez os acidentes dentro do ambiente de trabalho, conscientizar os representantes patronais sobre a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs)”, afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes. O evento, organizado pelo Sindalquim, tendo colaboração do diretor do departamento de saúde do trabalhador da Fequimfar, João Donizeti Scaboli.

Maristela Camilo, diretora do Sindalquim, e Jesus Maria Brito, aposentado, que participaram do seminário, concederam várias entrevistas durante o evento para emissoras de TV. Eles falaram da experiência de terem sofrido um acidente de travalho. Jesus perdeu o braço direito enquanto manuseava uma máquina num curtume da região e Maristela sofreu um acidente automobilistico. “É muito válido esses eventos. Mostra a realidade para os trabalhadores. Se podemos evitar, tudo é válido. Depois não adianta mais lamentar”, afirmou.  Jesus concorda. “Já participei de várias atividades como essa. Muitos trabalhadores não conhecem também sobre leis e responsabilidades das empresas. É bom para conscientizar”.

A satisfação com o seminário era geral entre os participantes. Flavio Pedro Merlotti, de Ariranha, sugeriu que os tempos das palestras e debates sejam maiores no próximo evento. Gabriela da Silva Souza, de Rio Preto, gostou muito do evento e parabenizou a direção do Sindalquim. Joice Nunes da Silva, de Fronteira, disse que o próximo poderia abordar os primeiros socorros no atendimento a um acidentado no local de trabalho e a importância sobre contaminação.  “Ficamos muito felizes mesmo. A cada ano, o número de participante aumenta. E os participantes ficam dentro da sala, prestam atenção, interagem e levam conhecimento para suas empresas. Quero agradecer também a presença do presidente da Federação, Sergio Luiz Leite, no encerramento do seminário”, afirmou o presidente Almir.
 
 
 



Seminário
Seminário
Seminário
Seminário
Seminário
Seminário
Seminário
Seminário
Seminário
Seminário
Seminário
Seminário
Seminário
Seminário
Seminário
Seminário
Seminário
Seminário

Últimas notícias

Postado: 12/10/2018 09:10 por Henrique Fernandes
Sindalquim elege representante no Conselho de Saúde

Ilson Martins, secretário geral da entidade, assume como primeiro suplente, no Conselho Municipal de Saúde de São José do Rio PretoLeia Mais

Postado: 10/10/2018 11:10 por Fequimfar
Sindalquim participa de rodada de negociação dos químicos

A data base da categoria é 1º de novembroLeia Mais

Postado: 04/10/2018 22:10 por Henrique Fernandes
Sindalquim fecha negociação com Usina Vale, de Onda Verde

Além de aumento salarial, Sindalquim conseguiu manter 100% do valor referente as extintas horas “in itinere” aos trabalhadoresLeia Mais

Postado: 26/09/2018 15:09 por Fequimfar
Sindalquim participa da entrega da pauta do setor químico aos representantes patronais

A data base da categoria é 1º de novembroLeia Mais

Postado: 25/09/2018 14:09 por Henrique Fernandes
Sindalquim faz reunião ordinária

Vários assuntos de interesse dos trabalhadores foram debatidosLeia Mais

Postado: 20/09/2018 14:09 por Henrique Fernandes
Sindalquim continua trabalho de assembleias na base

Já foram contatados mais de 2 mil trabalhadores, de mais de 60 empresasLeia Mais

Postado: 18/09/2018 09:09 por Henrique Fernandes
Sindalquim faz mais assembleias no setor químico

Nesta semana os trabalhos continuam em Rio Preto e CedralLeia Mais

Postado: 14/09/2018 15:09 por Henrique Fernandes
Sindalquim faz assembleias em empresas químicas de Ibitinga

Os trabalhos continuam até o dia 25 nas demais empresas da regiãoLeia Mais

Cadastre seu email abaixo e receba mais informações:

Você gostou do novo site?

Sim
Não
Sem opção



  

Unica


  

Fequimfar


  

CNTQ


  

Udop

 
 Av. América, 364 Vila Diniz - CEP:15.013-310  São José Rio Preto-SPFone: (17) 3211.2550 Desenvolvido por Cdznet