A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) anunciou que o volume de cana-de-açúcar processado na atual safra até 16 de novembro pelas unidades produtoras da principal região canavieira do País, o Centro-Sul, atingiu 471,5 milhões de toneladas, 7,5% acima do total no mesmo período da safra anterior.
Apesar do avanço em termos de volume, a quantidade total de produtos obtidos da cana processada só avançou 0,51% em relação ao da safra anterior para o mesmo período.
O Açúcar Total Recuperável (ATR) por tonelada de cana permaneceu baixo, em função principalmente da maior intensidade de chuvas que, desde junho, vem favorecendo o crescimento vegetativo da planta, mas não a concentração da sacarose. Essa tendência se manteve na primeira quinzena de novembro, que registrou ATR de 127,94 quilos por tonelada, 7,5% inferior aos 138,32 quilos por tonelada da safra passada na mesma quinzena, e 0,5% abaixo dos 128,52 quilos observados na quinzena anterior.
O volume de cana processado na segunda quinzena de novembro atingiu 28,9 milhões de toneladas, 4,3% inferior ao da quinzena anterior (segunda quinzena de outubro), e 11,14% superior ao mesmo período da safra passada. No acumulado da atual safra, a quantidade de produtos obtidos da cana processada desde o início da safra atingiu 132,32 quilos em 16 de novembro, 6,5% menor que o valor para o mesmo período da safra passada.
Fonte: Diarioweb, em 29/11/09