O consumo de etanol subiu 16% no Brasil em 2009, para 22,82 bilhões de litros, enquanto o de gasolina registrou apenas alta marginal de 0,9%, para 25,4 bilhões de litros, informou a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) nesta terça-feira.
O consumo de biodiesel em 2009 cresceu 39%, para 1,56 bilhão de litros, enquanto o de diesel registrou queda de 1%, para 44,3 bilhões de litros.
No cálculo final, a ANP contabilizou uma alta de 2,7% no consumo total de combustíveis no Brasil no ano passado, para 108,8 bilhões de litros.
É um crescimento extraordinário dentro de um ano de crise, afirmou o diretor da ANP, Alan Kardec, comentando o dado do aumento do consumo geral de combustíveis.
Ele também ressaltou o aumento no consumo de etanol e biocombustíveis, relacionando os dados a uma matriz energética mais limpa para o país.
No entanto, Kardec informou que as vendas de etanol despencaram no Brasil em janeiro, devido ao aumento dos preços do produto nesse período de entressafra.
Segundo a ANP, o consumo caiu 25% no primeiro mês do ano na comparação com dezembro de 2009.
O diretor da ANP acredita em uma regularização desse mercado em março, quando o ritmo no processamento da nova safra de cana aumenta.
Para 2010, Kardec acredita em um crescimento robusto do setor de combustíveis, comparável ao de 2008, quando foi recorde. Vai acompanhar o (ritmo de) crescimento do país, afirmou.
Fonte: Diário da Região, em 10/02/2010