As vendas de combustíveis pelas distribuidoras brasileiras cresceram 9,1% no primeiro semestre de 2010, atingindo 56,145 bilhões de litros, segundo estatísticas divulgadas ontem (4) pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). No período, diante dos altos preços, o etanol perdeu espaço para a gasolina, que voltou a ser o principal combustível de veículos leves no País. A situação, porém, deve ser revertida no segundo semestre.
Segundo os dados da ANP, as vendas de etanol hidratado caíram 15% no primeiro semestre, atingindo 6,638 bilhões de litros. Em janeiro e fevereiro, quando os preços batiam recordes históricos, o etanol registrou os piores volumes de vendas desde 2006. O combustível passou a ser substituído por gasolina mesmo em mercados onde, tradicionalmente, é mais competitivo, como São Paulo.
Na comparação entre o consumo de gasolina pura e etanol, houve vantagem para o derivado de petróleo nos primeiros seis meses de 2010, com vendas de 11,289 bilhões de litros (o número exclui os volumes de etanol anidro na mistura vendida nos postos), contra vendas de 10,262 bilhões de litros de etanol, seja hidratado ou anidro. Desde 2008, o consumo de etanol era superior ao da gasolina no Brasil.
Fonte: Agência Estado, em 04/08/2010