O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto – SP e Região – Sindalquim, representado pelo seu presidente João Pedro Filho e o secretário geral Ilson Martins, esteve presente na última terça-feira (07) e quarta-feira (08), em Praia Grande-SP, no auditório da Colônia de Féias dos Químicos, onde participaram do Seminário de Negociação Coletiva do Setor Farmacêutico. Ocasião da aprovação da pré-pauta de reivindicações, sendo um reajuste salarial equivalente ao INPC do período + 3,0% de aumento real, piso de R$ 1,8 mil e PLR equivalente a dois salários normativos.
Segundo o presidente da Fequimfar, Sérgio Luiz Leite, após muito debate e análise de informações do Dieese e da assessoria jurídica da Federação, as negociações devem melhorar neste ano com o setor patronal. “Em 2016, a inflação em nossa data-base, que é 1º de abril, estava em 9,6%. Temos uma projeção, para esse ano, em torno de 5%, podendo ser ainda menor”, disse Serginho. A Fequimfar representa mais de 15 mil trabalhadores do segmento no Estado de São Paulo.
O secretário geral Ilson Martins disse "que esta negociação é de suma importância para a categoria, pois estamos negociando as cláusulas econômicas e sociais".
O presidente João Pedro afirmou que a entidade está trabalhando para conseguir melhorias para os trabalhadores da categoria. “A expectativa é boa para conseguirmos um reajuste mais digno. Vamos lutar ao lado do trabalhador, nessa negociação”.