O tema inclusão social de pessoas com deficiência tem preocupado as usinas a cada safra. Isso porque há falta de profissionais preparados e há muitas medidas de adequação à serem adotadas para o portador de necessidades especiais no ambiente agroindustrial. Preocupada com o tema, a Biocana – Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia promove na próxima sexta-feira, dia 03 de junho, o I Seminário Biocana/SENAI Itu de Inclusão Social.
O amplo debate contará com a participação de representantes de entidades, empresas e convidados. O evento prevê a apresentação de cases sobre os obstáculos das empresas para cumprir a cota de contratação de pessoas com deficiência (PcD´s).
Na abertura, a presidente da Biocana, Leila Alencar Monteiro de Souza, fará uma abordagem sobre um projeto pioneiro desenvolvido pelas usinas associadas relacionado à inclusão social.
A segunda palestra será com o presidente do Gerhai (Grupo de Estudos em Recursos Humanos da Agroindústria) e gerente de Recursos Humanos do Grupo Aurélio Nardini, Mauro de Jesus Garcia, que abordará os desafios da inclusão social com maior qualidade de vida e qualificação para as PcD´s.
Na sequência, o diretor da Escola Ítalo Bologna, do SENAI de Itu, Helvécio de Oliveira, vai apresentar um programa de qualificação de PcD´s que se tornou referência no país, tendo sido implantado em cerca de 200 empresas.
Para encerrar as discussões, o coordenador de inclusão social do município de Catanduva, Francisco Rodrigues Neto, falará sobre o o exemplo de Catanduva, cidade que tem se destacado no estado pela atenção que dá ao tema, através de estratégias eficazes e que está possibilitando oportunidades para uma parcela da população que tem algum tipo de necessidade especial.
O evento começa às 08h30min no auditório do SENAC de Catanduva. A entrada é gratuita, mas é preciso confirmar presença pelo telefone 17 3522 9026 ou pelo e-mail: secretaria@biocana.com.br.
Fonte: Biocana, em 30/05/2011