Trabalhadores do setor sucroalcooleiro rejeitam proposta de 3%

Os mais de cinco mil trabalhadores do setor sucroalcooleiro pertencentes à base territorial do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto e região rejeitaram a proposta de reajuste salarial entregue pelo setor patronal. O Sindalquim promoveu assembléias nas empresas nos dias 14, 15, 16, 17, 19 e 20 deste mês recolhendo os votos dos trabalhadores e vai aguardar entre o dia 27 e 28 deste mês uma nova contraproposta das empresas. Caso não seja atendido vai notificar as usinas e destilarias para paralisarem suas atividades dentro de 72 horas.

As assembléias foram realizadas pelos diretores do Sindalquim na Usina Alcoeste (Fernandópolis), Usina CBAA (Icém), Usina Colombo (Ariranha), Usina Colombo (Palestina), Usina Itajobi (Marapoama), Usina Malosso (Itápolis), Usina Moema (Orindiúva), Usina Moreno e Gilberto Moreno (Monte Aprazível), Usina Nardini (Vista Alegre do Alto), Usina Noroeste Paulista (Sebastianópolis do Sul), Usina Oeste Paulista (Monte Aprazível), Usina Ruette (Paraíso), Usina Ruette (Ubarana), Usina Tanabi (Guarani), em Tanabi. Na noite desta terça-feira, às 23h, os diretores do Sindalquim encerram as assembléias na Usina Coplasa (Planalto) e Usina Vale, de Onda Verde.

Das usinas e destilarias pertencentes à base territorial da entidade, oito fizeram proposta de 3% de aumento salarial aos trabalhadores, em mesa redonda realizada na última quarta-feira (14/05), no Ministério do Trabalho, em Rio Preto e as demais fizeram a proposta na sede do Sindalquim oferecendo o mesmo percentual. O Sindicato mantêm o mesmo pedido da pauta de reivindicação, a inflação de maio de 2007 a abril de 2008, o que corresponde a 5,9 % e mais 5% de aumento real. Além da proposta vergonhosa feita pelo setor patronal, as empresas querem ainda reduzir o valor pago pelas horas extras trabalhadas durante a semana de 80% para 60% e ainda reduzir o adicional noturno de 40% para 30%. As demais cláusulas do Acordo Coletivo poderão ser mantidas.

O presidente do Sindalquim, Almir, está decepcionado com as empresas do setor sucroalcooleiro. Fagundes conta que caso as empresas não apresentem uma nova proposta razoável, o Sindalquim vai notificá-las para paralisarem suas atividades. “Os trabalhadores que decidem. E eles não aceitaram o reajuste de 3% que é vergonhoso para todos. Estão certos. Se as empresas não apresentarem uma proposta razoável, no máximo, até o dia 28, vamos notificá-las para dentro da lei em 72 horas e as paralisarem suas atividades”, afirma o presidente do Sindalquim.

No ano passado, o Sindalquim tem o melhor índice e piso salarial da categoria do setor sucroalcooleiro do Estado de São Paulo. O sindicato representa 77 municípios da região, e destes, 17 têm Usinas e Destilarias. Hoje o Sindicato tem em sua base em torno de 5 mil trabalhadores e no período da safra pode chega até 6 mil. A região está entre as principais produtoras de álcool, açúcar e energia do Estado e do país.

Acesse o resultado da Apuração da votação das assembléias realizadas nas Destilarias e Usinas: