Sindicato realiza assembléias para ratificação do acordo coletivo do setor do álcool 2008/2009

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto e região fechou acordo coletivo do setor sucroalcooleiro nesta segunda-feira (26/05) com o setor patronal com o reajuste salarial de 7%. A diretoria do Sindalquim conseguiu reverter os 3% oferecidos pelas usinas e destilarias e ainda manter a maioria das cláusulas do acordo coletivo anterior. As empresas queriam reduzir o valor pago pelas horas extras trabalhadas durante a semana de 80% para 60% e ainda reduzir o adicional noturno de 40% para 30%.

Com esse percentual, os trabalhadores do setor sucroalcooleiro representados pelo Sindalquim, a partir de 1º de maio de 2008 passam a receber um piso salarial de R$ 724,00, o maior da categoria no Estado de São Paulo. Das 16 usinas e destilarias, 15 concordaram em repassar o reajuste de 7% de aumento a todos os trabalhadores. A única que ainda não fez um nova contraposta é a Usina Vale, de Onda Verde.

Foram 70 dias de negociação desgastante, segundo o presidente da entidade, Almir Aparecido Fagundes. “O setor patronal estava irredutível. Eles queriam mesmo diminuir o valor das horas-extras, do adicional noturno e dar somente 3% de reajuste salarial, mas com muita luta e mobilização dos trabalhadores, da diretoria, das funcionárias e do nosso departamento jurídico conseguimos reverter. O reajuste foi razoável”. E até a próxima quinta-feira (29/05), a diretoria do Sindalquim promove assembléias de ratificação nas empresas informando os funcionários sobre o acordo coletivo.

No ano passado, o Sindalquim conseguiu ter o melhor índice e piso salarial da categoria do setor sucroalcooleiro do Estado de São Paulo e este ano temos a certeza que vamos continuar sendo melhor piso do Estado.

O acordo vai atender aproximadamente 5 mil trabalhadores. A diretoria do Sindicato através do seu presidente Almir Fagundes parabeniza todos os trabalhadores que se mobilizaram para que conseguíssemos um acordo satisfatório.

“Desde já pedimos a todos os companheiros e companheiras para se mobilizarem para as negociações do ano de 2009. Somente com a confiança de vocês que vamos continuar sendo respeitados pelo setor patronal. Agradecemos o voto de confiança dos nossos associados”.