Os primeiros movimentos após a mudança na regra do IPI apontam para variações de preços bem menores que as especuladas no início.
Fabricantes chineses já falam na manutenção dos valores atuais de vários modelos, e mesmo montadoras estabelecidas há décadas no Brasil contêm o reajuste sobre seus importados.
A Volkswagen foi a primeira. O Tiguan 2012, que é produzido na Alemanha, acaba de chegar ao mercado por R$ 110 mil -8,6% superior ao da geração passada. Caso o repasse da sobretaxa do IPI fosse integral, o valor ficaria próximo a R$ 130 mil.
Os números mostram que há margem sobre os produtos, que permite adequação às novas regras.
Executivos ligados à Anfavea (associação dos fabricantes nacionais) comentaram que, enfim, terão noção de quanto lucram as sul-coreanas e chinesas que operam no Brasil.
O que mais incomoda os fabricantes que integram a Anfavea não é ver o crescimento em vendas dos "estrangeiros", mas saber que, com os incentivos de seus países e a capacidade para escoar excedentes, marcas que não produzem em grande escala no Brasil atingiram elevada rentabilidade só com importados.