O primeiro compromisso do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, em Londres, foi a reunião com o diretor-executivo da Organização Internacional do Açúcar (OIA), Peter Baron. Na ocasião, ele afirmou que está satisfeito com o apoio brasileiro às iniciativas da organização. "O Brasil é um país aberto para ensinar seu sucesso ao restante do mundo", ressaltou o diretor.
Segundo ele, os países importadores estão cientes que os custos de produção e infraestrutura nos últimos anos subiram muito, mas a organização ainda vê o Brasil como produtor melhor sucedido na questão do açúcar.
O ministro Mendes Ribeiro Filho destacou as dificuldades que existem na produção em um clima tropical, mas que todos esforços feitos na área da pesquisa têm ajudado a superar os problemas como o preço do açúcar. "Precisamos buscar mais financiamentos para produzir mais, frisou Mendes Ribeiro.
Baron ressaltou ainda que os investimentos estrangeiros no Brasil têm colaborado para o crescimento do país e demonstram a confiança do governo nos investidores externos.
Por fim, o ministro brasileiro se colocou à disposição do representante da OIA nas iniciativas que enfatizem o " o açúcar como forma de alimento, além da energia", encerrou.