Etanol: preço recua nos postos de 11 Estados e no DF e sobe em 13

Os preços do etanol hidratado praticados nos postos brasileiros recuaram em 11 Estados e no Distrito Federal e subiram em 13 estados, de acordo com dados coletados pela Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) na semana terminada em 28 de janeiro de 2011. Os preços permaneceram estáveis em Sergipe e na Bahia. No período de um mês, os preços do etanol recuaram em 12 estados e no Distrito Federal e registram alta em 11 Estados. Em Goiás, Maranhão e Santa Catarina, eles permaneceram estáveis.

Em São Paulo, maior Estado consumidor, as cotações caíram 0,95% na semana. No período de um mês, as cotações do etanol registram queda acumulada de 3,06% nos postos paulistas. A maior alta semanal foi verificada no Amapá, de 4,04%. A maior queda semanal foi verificada em Alagoas, de 1,54%.

O preço médio do etanol em São Paulo ficou em R$ 1,869 por litro ante R$ 1,887 na semana anterior. No Paraná, o preço médio ficou em R$ 2,020 (R$ 2,025 na semana anterior). No período de um mês, a maior queda foi verificada em São Paulo, onde a cotação média recuou 3,06%. A maior alta mensal foi verificada no Amapá, de 3,43%.

Na média de preços do Brasil, a gasolina segue mais competitiva que o etanol, de acordo com a ANP. Em relação à média do preço da gasolina no País, que foi de R$ 2,735 por litro, o preço do etanol é competitivo até R$ 1,9145 por litro. Como o preço médio do etanol no Brasil está em R$ 2,024, os preços da gasolina estão 5,41% abaixo do ponto de equilíbrio.

No Brasil, o preço mínimo registrado para o etanol foi de R$ 1,49 por litro, no Estado de São Paulo. O preço máximo foi de R$ 2,99 por litro registrado no Maranhão. Na média de preços, o menor preço médio foi R$ 1,869 por litro, registrado em São Paulo, e o maior preço médio foi registrado em Roraima, a R$ 2,518 por litro.