Você acabou de abastecer, e dessa vez você completou o tanque com álcool. Voltou pra casa e desligou o carro. De manhã na hora de sair, o carro não quer pegar ou o motor funciona falhando.
Essa é uma situação muito comum em carros flex atualmente, vamos saber por que e como evitar esse inconveniente.
Os motores hoje são controlados pela injeção eletrônica que através de sensores, atuadores e de uma central de processamento monitora e comanda todo o seu funcionamento. Acontece que para essa central trabalhar ela possui parâmetros predeterminados , o que nós mecânicos chamamos de mapas de injeção, e no caso existem mapa para gasolina e para o álcool.
À medida que o motor funciona com determinado combustível a central de comando se "acostuma" com esse combustível, ou seja, ela já sabe quanto tempo será o pulso dos bicos injetores, por exemplo. Então, quando é colocado outro combustível no tanque do veículo a central não sabe qual o combustível no tanque, e continua a trabalhar como se fosse o combustível anterior.
Caso o veículo pare pouco tempo depois de abastecido, é muito comum escutar relatos de perca de desempenho e ou até mesmo do não funcionamento do mesmo, mas por que? Bom, quando o carro é ligado depois de muito tempo parado, a injeção passa a trabalhar em fase fria, para aquecer o motor mais rapidamente. Ela aumenta a quantidade de combustível em relação a quantidade de ar (mistura ar/combustível.), só que essa relação é diferente para a gasolina e para o álcool, aí começam os problemas.
Para resolver o falhamento é muito simples, com um scanner automotivo o seu mecânico pode fazer a adaptação para o combustível utilizado. Caso o motor não esteja funcionando o processo é o mesmo, mas você pode funcioná-lo na força, com o velho empurrão. Mas ou outro método é mais simples, abra o capô, localize o corpo de borboleta e desligue seu plug, então abra a borboleta e peça para alguém funcionar o motor acelerando, quando o motor pegar conecte o plug novamente.
Então sempre que possível rode com o veículo por trinta minutos depois que for colocado um combustível diferente (se tinha gasolina, foi colocado álcool, por exemplo, ou vice e versa.), pois assim você dará tempo para que a central reconheça esse combustível e se adapte a ele, ou seja, passa a utilizar o mapa de injeção do combustível abastecido.