Mais da metade da cana vira álcool

O Brasil produziu 550 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2007/2008. No mesmo período, a produção do Estado de São Paulo, onde a cultura expandiu muito nos últimos anos, inclusive na região de Bauru, foi de 319 milhões de toneladas. Além do aumento da produtividade, os dados surpreendem pela quantidade de cana direcionada para a indústria do álcool, 58,5% da produção.

Neste ano, a produção nacional está estimada – uma vez que a colheita ainda não foi encerrada – entre 560 e 580 milhões de toneladas (safra 2008/2009), segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A safra nacional 2008/2009, ao que tudo indica, será aproximadamente 13% maior do que à anterior.

“No Estado de São Paulo a área cultivada é de 3,7 milhões de hectares. A produtividade média é 86,70 toneladas por hectare. No ano passado, a produção estadual foi de 319 milhões de toneladas. Desse total, 278 milhões de toneladas foram para a indústria de álcool”, ressalta o presidente do Sindicato Rural de Bauru, Maurício Lima Verde.

Ele ficou impressionado com o dado de que 58% da cana produzida no Brasil vão para a indústria alcooleira. “Eu pensei que esse índice fosse um pouco menor. Mas o mercado de açúcar está pior (que o do álcool). No Exterior, eles usam açúcar de beterraba e outras alternativas, mas ficam sem opção para substituir o álcool”, explica.

No País, segundo Lima Verde, a área dedicada ao cultivo da cana-de-açúcar é de 6,9 milhões de hectares. A produtividade é 78,97 toneladas por hectare. “A produção nacional foi 550 milhões de toneladas das quais 475 foram para álcool na safra 2007/2008.”

Sobre a estimativa para safra 2008/2009, de aumento de 13% em relação à anterior, Lima Verde acredita que há probabilidade de ser concretizada. “Ainda é um número estimado. Mas a Conab faz levantamentos muito bem e tem uma margem de erro muito pequena. A produção deve ser de 560 a 580 milhões de toneladas, o que significa, proporcionalmente, entre 60 e 75 milhões de toneladas a mais do que no ano passado”, completa.

Fonte: Jornal A Cidade, em 25/08/2008