Usina Guarani, do Grupo Tereos e Petrobrás, descumpre decisão judicial para reintegrar funcionário

A unidade do Grupo Guarani, da cidade de Tanabi, interior de São Paulo, pertencente ao grupo francês Tereos e à Petrobrás Biocombustíveis, descumpriu decisão judicial de reintegração do funcionário e dirigente sindical, Erico dos Santos Silva.  A juíza Eliete Thomazini Perin concedeu liminar ao trabalhador reconduzindo-o ao seu emprego sob pena de multa diária de R$ 500,00. Ele havia sido demitido no dia 18 de julho. Na tarde desta terça- feira (31), o oficial de justiça José Maria Ruibo Farhat notificou a empresa da decisão judicial que, mesmo assim, se negou a reintegrar Silva.

A diretoria do Sindalquim (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Álcool, Química e Farmacêuticas de São José do Rio Preto e Região), entidade da qual Silva é diretor há mais de um ano, em conjunto com a Fequimfar, e os sindicatos dos Químicos de Ribeirão Preto, Alimentação e Frentistas de Rio Preto, vai aguardar nova manifestação da juíza no caso e a realização de audiência. A demissão é uma retaliação ao Sindicato, segundo o presidente do Sindalquim, Almir Ap arecido Fagundes. “A empresa agiu de má fé, não respeitou o funcionário que também é dirigente sindical. Violou o direito de estabilidade previsto na CLT e agora ele voltará para sua função pelas mãos da Justiça”, afirmou Fagundes.