Usina Oeste Paulista, ex-Água Limpa, encerra atividades e dispensa mais de 100 trabalhadores

A Usina Oeste Paulista, do município de Monte Aprazível, decidiu encerrar suas atividades na última sexta-feira, 14 de dezembro de 2012. Mais de 100 trabalhadores foram dispensados no mesmo dia, tendo, entre eles, funcionários de até 33 anos de empresa.  Desde o ano 2000, a empresa era administrada pelo Grupo Petribu, mas a partir de janeiro de 2012 vinha sendo comandada pelo Sr. João Inácio e Sr. Everaldo. A atual administração atuava na empresa como arrendatária. A empresa alegou que encerrou suas atividades devido "muita pressão dos fornecedores de cana, dos proprietários da Destilaria Água Limpa e além de diversas execuções judiciais".

"Não podemos concordar com a maneira que foi feito. Não houve respeito com o trabalhador. Em nossa opinião a empresa deveria procurar todos seus colaboradores para passar a verdadeira situação da empresa, mas aguardaram o encerramento do expediente e deram o aviso prévio do dia 14/12/12, sexta-feira, e dispensando assim 112 funcionários. Eles desrespeitaram seu maior patrimônio, que são os trabalhadores", afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.

Na segunda-feira, 17/12/12, o Sindalquim esteve na Oeste Paulista, junto com um representante da empresa, realizando assembleia para passar aos companheiros a forma que serão feitas as homologações de todos os funcionários dispensados. "Esperamos que o que foi dito pelo representante da empresa seja realmente cumprido".