“Se precisar, vamos parar”, avisam dirigentes da Fequimfar e do Sindalquim, sobre greve na região

O presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo, Sérgio Luiz Leite, afirmou nesta terça-feira (28) que podem ocorrer paralisações e até greve em usinas e destilarias da região de Rio Preto nos próximos dias.  Segundo o dirigente sindical, o setor patronal anda duro nas negociações com os sindicatos filiados à Fequimfar no Estado, entre eles, o Sindalquim, da região de Rio Preto. No ano passado, a Usina Guarani, de Tanabi, paralisou suas atividades por diversos dias. "O setor empresarial anda buscando pretexto para dar não aumento de salário aos trabalhadores. Não é achatando ou diminuindo o salário que vai fortalecer o setor. Vamos continuar firme na luta ao lado dos sindicatos e se precisar, vamos parar mais uma vez".

Serginho falou sobre os incentivos fiscais que o governo concedeu ao setor. "O governo está zerando o recolhimento de PIS e COFINS do setor do álcool. Isso vai gerar uma economia de mais de R$ 3 bilhões para as empresas. Não podem tratar com esse desprezo os trabalhadores. Precisam repensar". O presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, vai além. "O governo reduziu taxa de energia e tem feito vários empréstimos, com juros baixíssimos para o setor patronal sucroalcooleiro, de 3, 4% ao ano. O trabalhador comum não consegue um juro desse nunca. Estão chorando demais".  O Sindalquim, que representa mais de 6 mil trabalhadores da região, em conjunto com a FEQUIMFAR, mantém o pedido de reajuste salarial de 12%. A data base da categoria é 1º de maio. A proposta patronal foi de 7%.

A diretoria do Sindalquim entregou do dia 19 até o dia 24 deste mês boletins informando a "novela" envolvendo a pauta de negociação coletiva de trabalho de 2013 do setor do álcool/etanol. No boletim, os trabalhadores podem conferir mais informações sobre a proposta ridículo do setor patronal, de 7%, que não corresponde sequer com o índice da inflação do período de maio de 2012 até abril deste ano. Os boletins foram entregues por três equipes, compostas pelos diretores Euripides, João Pedro, Nilson, Eustaquio, Cleber, Ilson, Bertassi, Oscar e Wagner.  Foram realizadas assembleias, com carro de som, em várias unidades da região. "O trabalho continua", afirma o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes. Uma nova reunião foi agendada para o dia 10 de junho de 2013, na sede do Sindalquim.