Mais uma vez, Sindalquim tem representante na diretoria executiva da Fequimfar

Com a presença do governador Geraldo Alckmin e do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil, Gilberto Carvalho, e mais de 600 convidados, entre autoridades, empresários e lideranças sindicais de diferentes segmentos, ramos e categorias profissionais, no dia 23 de agosto, foi realizada a cerimônia de posse da diretoria da Fequimfar (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo) para o quadriênio 2013/20017, em cerimônia realizada na Casa de Portugal, no bairro da Liberdade, Centro de São Paulo – SP.

O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, declarou empossada a diretoria, que foi eleita em abril de 2013. A nova direção da Federação dos Químicos continuará sendo presidida pelo companheiro Sergio Luiz Leite, o Serginho. O presidente do Sindalquim, Almir Aparecido Fagundes, foi um dos diretores empossados. Ele ocupa a segunda tesouraria da entidade e é um dos membros do Conselho Político Consultivo da Federação. “É uma honra estar na Fequimfar, representando o nosso sindicato e a nossa região. Foi uma festa maravilhosa, que contou com a presença de vários líderes do país. Mostra a força que nossa classe tem”, afirmou Fagundes.

A diretoria do Sindalquim, através do seu presidente, enalteceu a parceria que mantém com a Federação (Fequimfar). "A Federação sempre nos dá suporte em todas as vezes que precisamos, nas negociações dos setores do álcool, que é onde mantemos o melhor piso do país. Temos conseguido através desta parceria beneficiar vários associados da nossa categoria na colônia de férias da Fequimfar, que fica na cidade de Praia Grande. São muitas conquistas". Fagundes também falou sobre os vários cursos que a Federação ministra durante o ano para os diretores e trabalhadores filiados. "São cursos que vem fortalecer não só os nossos diretores, mas também os trabalhadores". O Sindalquim mantém em sua base cerca de 8 mil trabalhadores filiados nas três categorias.

Presença de autoridades
O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República do Brasil, Gilberto Carvalho, ressaltou a importância do ramo químico para a geração de empregos no país. Ele também foi o primeiro a receber a publicação comemorativa aos 55 anos da Federação dos Químicos.

Em sua fala, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que o segmento químico é muito forte, estratégico e está presente em todas as áreas, por isso a importância de existir uma Federação forte, que represente os trabalhadores do setor.

Também marcaram presença lideranças empresariais e políticas, como Luiz Antonio de Medeiros, superintendente do trabalho e emprego do MTE, Luiz Dulci, diretor do Instituto Lula, Antonio de Sousa Ramalho, deputado estadual, Mequíades de Araújo, presidente da Federação da Alimentação, e Tadeu Morais, secretário de Estado do Emprego.

55 anos da Federação dos Químicos
Na ocasião, foi realizado o lançamento da publicação comemorativa aos 55 anos da FEQUIMFAR pelo presidente da entidade, Serginho. A revista narra a história da Federação dos Químicos, que nasceu e se organizou anos antes da Ditadura Militar.  Ao longo do tempo, conquistou seu espaço como referência maior na luta dos trabalhadores pelos direitos trabalhistas e sociais.

Representatividade
A Federação dos Químicos e seus 33 Sindicatos filiados representam mais de 165 mil trabalhadores em todo o Estado de São Paulo, distribuídos nos segmentos químicos, farmacêuticos, produção de álcool, plástico, tintas e vernizes, lápis, abrasivos, fertilizantes, cosméticos, perfumarias, defensivos agrícolas, brinquedos e instrumentos musicais, entre outros, de todo o Estado de São Paulo.