Químicos entregam pauta de reivindicações aos representantes patronais

Dirigentes da FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), entidade filiada à Força Sindical e à CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico), e dos Sindicatos filiados, entre eles, o Sindalquim, reuniram-se nesta quarta-feira (28/08/2013), na sede da entidade, para assembleia geral e aprovação da pauta de reivindicações da categoria dos trabalhadores nas indústrias químicas do estado de São Paulo. O presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, esteve presente na reunião.

Destaques da Pauta de Reivindicações:

Piso salarial de R$1.300,00
Piso para Técnico Químico no Valor de R$1.800,00
Reajuste Salarial = 6% de aumento real +  INPC/IBGE*
PLR no valor de 2 Pisos

*A estimativa do INPC é de 6,15%

Sergio Luiz Leite, o Serginho, presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical, declara: “Nossa luta é pelo reajuste salarial com valorização do piso, aumento real e PLR. Este ano, serão discutidas as cláusulas econômicas e novas com o setor patronal, representado pelo Grupo CEAG-10, da FIESP, porque no ano passado, as conquistas sociais foram garantidas por dois anos.”

Edson Dias Bicalho, secretário geral da FEQUIMFAR e presidente do Sindicato dos Químicos de Bauru e Região, explica que a campanha começou com o Seminário de Negociação Coletiva, momento em que os dirigentes sindicais elaboraram uma pré-pauta de reivindicações e as estratégias para a negociação coletiva. “Nas últimas semanas, os Sindicatos filiados à FEQUIMFAR realizaram assembleias em todo o estado e os trabalhadores aprovaram a pauta de reivindicações da categoria”, disse.

As principais bandeiras de luta dos Químicos da Força são:

Valorização do piso salarial
Aumento real
Reposição das perdas
Reajuste da PLR
Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário
Saúde e segurança no ambiente de trabalho
Igualdade de oportunidades
Combate à discriminação
Trabalho decente

A data-base da categoria é 1º de novembro

A FEQUIMFAR e seus 33 sindicatos filiados representam mais de 116 mil trabalhadores em todo o estado de São Paulo nos segmentos químico, plástico, fertilizantes, abrasivos, cosméticos, tintas e vernizes.