Usina Vale, de Onda Verde, desrespeita lei e deixa de pagar férias aos trabalhadores

Mais uma vez, a Usina Vale, de Onda Verde/SP, desrespeita seus trabalhadores, não efetuando o pagamento das férias na data que a lei determina. Conforme determina o artigo 145 da CLT, o pagamento da remuneração das férias e o do abono tem que ser efetuados até 2 (dois) dias antes do início do respectivo período. (exemplo: iniciando as férias no dia 13/01, o pagamento obrigatoriamente deveria ter sido efetuado até o dia 10/01/2014).

Porém, a diretoria da Usina Vale acostumada a não respeitar os seus trabalhadores e também o Sindalquim, além de não efetuar o pagamento das férias, não teve o mínimo de respeito e humildade em comunicar a Diretoria do SINDALQUIM.

Hoje, o SINDALQUIM representa centenas de empresas dos setores do Álcool, Farmacêuticas e Químicas e infelizmente das 16 USINAS da nossa base, a única que não efetua os pagamentos em dia é a USINA VALE de Onda Verde/SP.

“Após algumas denúncias dos trabalhadores que entraram de férias sem recebê-las devidamente, a direção do Sindicato está tomando todas as medidas necessárias (pedido de fiscalização junto ao Ministério do Trabalho e Ministério Público do Trabalho, bem como, ajuizamento de ação na Justiça do Trabalho de Rio Preto, referente aos atrasos de pagamentos, como férias, salário, adiantamento salarial, décimo terceiro salário, não recolhimento do FGTS)”, afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.

A empresa já se acostumou a não cumprir com as suas obrigações, porque já sentiu o ponto fraco dos seus colaboradores, que muitas vezes, mesmo prejudicados, não param para participar das assembleias e nem para lerem os Boletins Informativos levados pelos diretores do Sindicato. “Precisamos mudar esse quadro urgentemente e isso não dependente somente do SINDALQUIM, mas principalmente da participação maciça de vocês companheiros. Não adianta entrar em contato com o Sindicato por telefone ou pessoalmente e não participar ATIVAMENTE”.