Químicos da Força entregam pauta de reivindicações dos trabalhadores do setor do etanol

Na tarde desta terça-feira, dia 22 de abril de 2014, lideranças da FEQUIMFAR e de Sindicatos filiados, entre eles, o Sindalquim, que integram a Campanha Salarial e Social do Setor do Etanol entregaram a pauta de reivindicações da categoria aos representantes patronais da UNICA (União da Indústria de Cana de Açúcar). Os diretores Nilson, João Pedro e Salvador e o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, representaram a entidade em São Paulo.

Entre os destaques da pauta de reivindicações:

Reajuste: Inflação do período (INPC) + 5% de aumento real
Piso: R$ 1.300,00
PLR: 2 pisos
Fim da rotatividade da mão de obra
Direito à qualificação e requalificação profissional
Melhoria nas condições de saúde e segurança
Igualdade de oportunidades

"Considerando a situação atual do setor, é importante ressaltar sua produtividade, sendo assim, a luta é por reajustes significativos para os trabalhadores e aumento real dos salários”, declarou Sérgio Luiz Leite, o Serginho, presidente da FEQUIMFAR e 1º secretário da Força Sindical.

Almir Fagundes, falou sobre o encontro na UNICA.  “A choradeira dos patrões é antiga. Mas não podemos esquecer que o álcool está muito valorizado. Por exemplo, nesse mês, o álcool subiu 9% e chegou num valor máximo. Não podem ficar reclamando do setor se estão ganhando também. Precisam valorizar os trabalhadores”, afirmou Fagundes. O Sindalquim esperará as empresas se manifestarem até  dia 5 de maio para possível acordo. Após esse período, a entidade vai notificá-las novamente. “Se não tomarem uma atitude e nos procurarem, vamos mobilizar os trabalhadores e começar as assembleias”.

“A FEQUIMFAR e seus Sindicatos filiados estão mobilizados em todo o estado de São Paulo, nessa campanha salarial e social, junto à organização e mobilização de toda categoria química, em defesa do emprego no setor e da Pauta de Reivindicações”, declara Jurandir Pedro de Souza, diretor tesoureiro da FEQUIMFAR e presidente do Sindicato dos Químicos de Itapetininga e Região.