Sindalquim entrega boletins sobre proposta indecente e vergonhosa do setor patronal

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região (Sindalquim) entregou, entre os dias 26 e 30 de maio de 2014, boletins para todos os trabalhadores do setor sucroalcooleiro da sua base. Os boletins informam aos companheiros e companheiras como andam as negociações coletivas do setor. "Mostramos para todos o desrespeito dos patrões, que, na nossa última reunião, não apresentaram sequer uma proposta. Vamos ver se no próximo encontro nos apresentam algo satisfatório", afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.

A próxima mesa redonda do setor está agendada para o dia 5 de junho, às 10 horas, na sede do Sindalquim. A entidade entregou a pauta para todos os representantes patronais no dia 11 de abril, onde consta o pedido de reajuste salarial da inflação do período (INPC) + 5% de aumento real e piso de R$ 1.300,00.  "Já se passaram mais de 50 dias e nada de proposta. Precisam ter mais respeito com os trabalhadores", disse Fagundes.

Os diretores do Sindicato estão mobilizando os trabalhadores do setor e outras categorias também estão unidas em busca de melhores condições de trabalho. "Se necessário, vamos notificar as empresas e chamar para uma paralisação. Queremos deixar bem claro que não estamos de brincadeira. Quem sabe, aí, sim, os patrões vão levar nossas reivindicações a sério", afirmou o presidente do Sindalquim.

Fagundes lembra que o setor está aquecido no momento, em plena safra, mas, mesmo assim, os patrões  insistem na radicalização.  "É muita audácia não apresentar proposta. Agora, após a próxima mesa redonda, dependendo do resultado, vamos levar o resultado para assembleia com os trabalhadores e, dependendo do caso, podemos paralisar as atividades, sim".