Químicos iniciam negociações coletivas da campanha salarial 2014/2015

Os diretores Eustáquio Joaquim de Santiago Neto e Salvador Olimpio da Silva Junior, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região (Sindalquim), participaram entre os dias 6 e 7 de agosto, ao lado de lideranças dos segmentos químicos da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar), filiada à Força Sindical e à CNTQ e outros sindicatos filiados, do Seminário de Negociação Coletiva da Campanha Salarial e Social do setor Químico e Plástico.  Na ocasião, os dirigentes sindicais participaram de palestras e debates sobre o cenário econômico do setor, e em seguida, criaram e avaliaram estratégias para a negociação coletiva deste ano.  A data-base da categoria é 1º de novembro

Foi aprovada a pré-pauta de reivindicações, que agora será levada às assembleias para avaliação e também aprovação dos trabalhadores dos setores industriais químicos. Entre as principais reivindicações está piso salarial de R$1.500,00, piso para técnico químico no valor de R$ 2.100,00, reajuste salarial de 12%, sendo 5% de aumento real + INPC/IBGE e PLR no valor de 2 pisos.

Agora, os sindicatos realizarão assembleias nas suas bases para aprovação da pré-pauta de reivindicações. No dia 19 de setembro, haverá uma grande assembleia na sede da Fequimfar para avaliação e, se aprovada, no mesmo dia, a pauta será entregue aos representantes patronais do Grupo CEAG 10, da Fiesp.

“Conversamos muito sobre valorização do piso salarial, aumento real para os trabalhadores, reposição das perdas, redução da Jornada de Trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário e vários outros temas”, afirmou Salvador, do Sindalquim.  A Fequimfar e seus 33 sindicatos filiados representam mais de 130 mil trabalhadores em todo o estado de São Paulo nos segmentos químico, plástico, fertilizantes, abrasivos, cosméticos, tintas e vernizes.