Prefeito se compromete em criar Semana e Conselho da Consciência Negra, em Rio Preto

A reunião dos dirigentes sindicais do Sindalquim e da Fequimfar com o prefeito de Rio Preto, Valdomiro Lopes,  para tratar sobre o fim do feriado municipal do Dia da Consciência Negra foi bem proveitosa. Na manhã desta sexta-feira (12), o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, o vice-presidente da entidade, João Pedro Alves Filho, a secretária Wanja Winsleigue , e o diretor do Departamento de Promoção de Igualdade Racial da Fequimfar, Francisco Quintino, entre outros dirigentes, se reuniram com o prefeito para mostrar a indignação perante o projeto do vereador Fábio Marcondes que acaba com o feriado na cidade. Eles pediram ao prefeito que vete a proposta do vereador. O prefeito ficou de rever o assunto, mas já assumiu compromisso em criar a semana da Consciência  Negra na cidade e também o Conselho da Comunidade Negra.

“Foi bem proveitoso. Assumiu alguns compromissos com o setor. Esse projeto para acabar com o feriado é eleitoreiro e político. Votaram na Câmara, aprovaram, sem ouvir a população que é parte interessada”, afirmou o presidente do Sindalquim.

Quintino, da Fequimfar, gostou do encontro com Valdomiro Lopes. “Fomos para falar do projeto que altera o feriado e acabamos saindo de lá com compromissos dele. Ele colocou algumas alternativas para apoiarmos a Semana da Consciência Negra na cidade para novembro desse ano. Já propomos para ele criar uma comissão que organize a Semana e abra espaço para a sociedade civil participar. Também propôs criar o Conselho da Comunidade Negra, que será um Fórum permanente para discutir as questões raciais em Rio Preto. É um avanço”.