Sindalquim faz reunião ordinária de diretoria e mostra preocupação com setor do álcool/etanol

A diretoria do Sindalquim se reuniu na manhã desta sexta-feira (30/01/2015), na sede da entidade, em Rio Preto. Na reunião foram discutidos vários assuntos da ordem do dia, entre eles, a preocupação do setor sucroalcooleiro do país. O presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, divulgou um número preocupante nesta sexta-feira. Em 2014 foram realizadas, somente na sede do Sindalquim, mais de 500 homologações de demissões de trabalhadores (com 1 ano de carteira assinada) do setor do álcool/etanol. E somente neste mês de janeiro de 2015 foram feitas mais de 100, no Sindicato. O número assustou os diretores.  “É um dado preocupante, porque muitas empresas fazem as homologações em outros órgãos competentes também. As empresas estão demitindo, sobrecarregando os outros funcionários e diminuindo os salários dos trabalhadores. Estamos trabalhando para que essas demissões não aumentem”.

Fagundes falou que algumas medidas estão sendo tomadas pelo governo federal e estadual para ajudar o setor sucroalcooleiro. “A porcentagem de álcool na gasolina é uma das medidas. O estoque de álcool e de açúcar das empresas estão alto e, claro, com isso o valor diminui. Mas todos eles ainda estão lucrando muito. Não é porque o lucro diminui um pouco que precisam sair demitindo milhares de trabalhadores. É preciso ter bom senso”.

Na reunião foram discutidos também temas como a entrega do kit escolar, o 6º Seminário de Saúde do Trabalhador, que será no dia 26 e 27 de março, montagem de som fixo na camionete da entidade, revista do sindicato,  e também sobre a colônia de férias de Sales e Praia Grande, entre vários outros.