“Nunca tinha participado de algo deste tipo. Foge de todas as outras atividades que havíamos participado. Foi muito bom, porque reuniu trabalhadores com idade inferior a 35 anos. O foco foi mostrar para o público jovem, o que é o Sindicato, o que faz, quais são nossas brigas. Muitos jovens nem sabem o que é um sindicato, um movimento sindical. Agora a semente foi plantada e eles irão levar esse conhecimento adiante”, afirmou o diretor do Sindalquim, Ilson Aparecido Martins, que acompanhou o grupo até Praia Grande.
“O movimento sindical internacional está discutindo o ‘trabalho do futuro e o futuro do trabalho’, buscando entender o que quer a juventude nos dias de hoje. E essa foi a nossa intenção no Encontro”, afirmou Edson Dias Bicalho, secretário geral da Fequimfar. “O Sindicato nunca medirá esforços sempre que for para beneficiar os trabalhadores”, afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.
Ao longo de todo o sábado, o evento contou com apresentações em que os palestrantes puderam interagir com os participantes em tempo real. Por meio de perguntas, cada trabalhador pôde dar a sua opinião por meio de um equipamento eletrônico que computava as respostas e fazia um resumo dos resultados. “Foi um encontro bem interativo, dinâmico”, afirmou Martins.