Fequimfar e seus sindicatos filiados recebem proposta patronal dos químicos

O Conselho Político Consultivo da Fequimfar, órgão que reúne todos os presidentes dos sindicatos que integram a entidade, entre eles, o Sindalquim, se reuniu na última terça-feira, dia 13 de outubro de 2015, na sua sede em São Paulo, na rua Tamandaré 120, no Bairro da Liberdade, para avaliar diversas questões referentes ao momento politico e econômico vivenciado pelo setor. Dentre as questões mais discutidas, teve destaque à proposta conquistada junto aos representantes patronais do CEAG-10 da FIESP, referente à Campanha Salarial e Social dos Trabalhadores e Trabalhadoras nas Indústrias do setor industrial químico e plástico no estado de São Paulo.

Inicialmente, a proposta patronal era de repor a inflação do INPC do IBGE, do período de novembro de 2014 a outubro de 2015, em quatro parcelas.  E após vários debates entre as partes, a comissão negociadora, representada pela Fequimfar, conseguiu que a inflação fosse aplicada somente de uma vez a partir de 1º de novembro de 2015. Outra cláusula da convenção coletiva de trabalho muito importante, a PLR (Participação nos Lucros e Resultados), foi muito debatida. Os representantes patronais queriam retirá-la integralmente da convenção.  Com muito debate, a comissão mostrou aos representantes patronais que seria difícil levar em assembleia aos trabalhadores da categoria.

Em São Paulo estiveram o presidente Almir Fagundes e os diretores Cléber e Wagner, do Sindalquim. “Após a proposta será feita a uma avaliação entre os dirigentes sindicais e os trabalhadores da categoria para saber se vai ser aprovada ou não”, afirmou Almir Fagundes.

Sergio Luiz Leite, Serginho, presidente da Fequimfar afirma que a proposta conquistada garante também a manutenção de todas as demais cláusulas existentes na Convenção Coletiva dos trabalhadores e trabalhadoras do setor Industrial químico e farmacêutico, “É muito importante reiterar que, a proposta conquistada junto à bancada patronal, garante todos os direitos, que já estão previstos em nossa atual Convenção Coletiva”, complementa Serginho.

Se aprovado, os Químicos da Força estarão reunidos, na tarde da próxima segunda-feira, dia 19 de outubro de 2015, na sede da entidade em São Paulo SP, para assinar a nova Convenção Coletiva do Setor, que deverá ser válida a partir de 1º de novembro de 2015 a 30 de novembro de 2016. A data-base da categoria é 1º de novembro. A FEQUIMFAR (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo), entidade filada a Força Sindical, e seus 33 Sindicatos filiados representam aproximadamente 150 mil trabalhadores em todo o estado de São Paulo nos segmentos químico, plástico, fertilizantes, abrasivos, cosméticos, tintas e vernizes, entre outros.