Sindalquim realiza sétima edição do Seminário de Saúde do Trabalhador

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região (Sindalquim) realizou nos dias 14 e 15 de abril, no hotel Nacional Inn, em Rio Preto, o 7º Seminário de Saúde do Trabalhador, encontro organizado pelo Sindalquim que fortalece cipeiros e profissionais do SESMT de toda a região. Durante os dois dias de evento, trabalhadores das categorias do álcool, farmacêutica e químicas participaram de atividades sobre conscientização e temas relacionados ao ambientes de trabalho. Neste ano, o evento foi realizado no mês de abril, o “Abril Verde”. “O verde é a cor que representa a segurança do trabalho. No dia 7 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde e dia 28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho”, afirmou uma das organizadoras do Seminário, Vanja Barbosa, funcionária do Sindicato.

No Seminário deste ano, uma das novidades foi a apresentação teatral da Cia Livre de Teatro, que debateu os acidentes de trabalho. A psicóloga Juliana Ferrari falou também sobre transtornos mentais relacionados ao trabalho.  No dia 15, palestrantes abordaram o tema sobre processo de doação e transplante de órgãos. “Mais uma vez organizamos o evento para conscientizar os trabalhadores do setor. O objetivo é diminuir cada vez os acidentes dentro do ambiente de trabalho, conscientizar os representantes patronais sobre a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs)”, afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes. O evento, organizado pelo Sindalquim, tendo colaboração do diretor do departamento de saúde do trabalhador da Fequimfar, João Donizeti Scaboli.

Maristela Camilo, diretora do Sindalquim, e Jesus Maria Brito, aposentado, que participaram do seminário, concederam várias entrevistas durante o evento para emissoras de TV. Eles falaram da experiência de terem sofrido um acidente de travalho. Jesus perdeu o braço direito enquanto manuseava uma máquina num curtume da região e Maristela sofreu um acidente automobilistico. “É muito válido esses eventos. Mostra a realidade para os trabalhadores. Se podemos evitar, tudo é válido. Depois não adianta mais lamentar”, afirmou.  Jesus concorda. “Já participei de várias atividades como essa. Muitos trabalhadores não conhecem também sobre leis e responsabilidades das empresas. É bom para conscientizar”.

A satisfação com o seminário era geral entre os participantes. Flavio Pedro Merlotti, de Ariranha, sugeriu que os tempos das palestras e debates sejam maiores no próximo evento. Gabriela da Silva Souza, de Rio Preto, gostou muito do evento e parabenizou a direção do Sindalquim. Joice Nunes da Silva, de Fronteira, disse que o próximo poderia abordar os primeiros socorros no atendimento a um acidentado no local de trabalho e a importância sobre contaminação.  “Ficamos muito felizes mesmo. A cada ano, o número de participante aumenta. E os participantes ficam dentro da sala, prestam atenção, interagem e levam conhecimento para suas empresas. Quero agradecer também a presença do presidente da Federação, Sergio Luiz Leite, no encerramento do seminário”, afirmou o presidente Almir.