Sindalquim finaliza entrega da segunda edição dos boletins do setor do álcool/etanol

A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto – SP e Região – Sindalquim –, através dos seus diretores Bertassi, Erico, Edenilso, Cleber, Eustáquio, João Pedro, Nilson e Wagner  finalizou nesta sexta-feira (20/05/2016) a entrega da segunda edição dos boletins informando aos trabalhadores do setor do álcool/etanol da base sobre a proposta salarial indecente e vergonhosa, apresentada pelo setor patronal, na última rodada de negociação, realizada na sede do Sindalquim, no dia 6 de maio de 2016. A diretoria da entidade acha de extrema importância mostrar aos trabalhadores como vem sendo a negociação salarial de 2016/2017. Uma nova rodada de negociação ficou marcada para o dia 3 de junho, às 10 horas, na sede do Sindalquim.

Os representantes patronais tiveram a audácia de apresentar uma migalha de reajuste salarial de 4%, sendo 2% no mês de maio de 2016 e os outros 2% em novembro de 2016.  A diretoria do Sindalquim rejeitou essa proposta apresentada e manteve o pedido inicial, que é a Inflação (INPC do IBGE, de 9,83%, referente ao período de 1º de maio de 2015 até 30 de abril de 2016) + 2% de aumento real. A data-base é 1° de maio.

Após a nova rodada de negociação, a direção do Sindalquim fará assembleias em todas as usinas e destilarias da base, com carro de som, e com apoio da FEQUIMFAR, CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores Químicos), Força Sindical e colaboração de sindicatos de outras categorias. “É momento de permanecermos unidos e mobilizados. É isso que estamos conversando com os trabalhadores para podermos negociar com o setor patronal em igualdade”, afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.