Sindalquim realiza quinta reunião ordinária do ano

Um dos principais temas debatidos na quinta reunião ordinária de diretoria do ano, realizada nesta segunda-feira (30/05/2016), na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto – SP e Região – Sindalquim – foi a negociação com o setor patronal do setor do álcool/etanol. Ao lado da Fequimfar, da CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores Químicos), da Força Sindical, sindicatos filiados e de sindicatos de outras categorias, o Sindalquim tem realizado várias assembleias em usinas e destilarias da região e promete endurecer as negociações deste ano.

O presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, falou sobre a negociação. “Ainda vamos realizar algumas assembleias nesta semana para informar aos trabalhadores como estão as negociações e na próxima sexta-feira, dia 3/06, vamos nos reunir novamente com o setor patronal para mais uma rodada de negociação. Esperamos que os representantes patronais venham com proposta decente para os trabalhadores”, afirmou o dirigente. A rodada de negociação será realizada em Rio Preto, às 10 horas. Na última mesa redonda, no dia 6 de maio, os representantes patronais tiveram a audácia de apresentar reajuste salarial de 4%, sendo 2% no mês de maio de 2016 e os outros 2% em novembro de 2016.  A diretoria do Sindalquim rejeitou a proposta e manteve o pedido inicial, que é a Inflação (INPC do IBGE, de 9,83%, referente ao período de 1º de maio de 2015 até 30 de abril de 2016) + 2% de aumento real. A data-base é 1° de maio.

Para o secretário geral da Fequimfar, Edson Dias Bicalho, a negociação neste ano está melhor que a do ano passado. “Está mais organizada. Temos feito algumas paralizações também em várias regiões. Temos conversado semanalmente com o setor da alimentação e entramos em acordo para não negociar nada abaixo, pelo menos do INPC. E estamos conseguindo. A expectativa é que agora, nas próximas rodadas de negociação, comecem a sair propostas mais razoáveis, melhores, para que podemos avançar”, afirmou.

Na reunião desta segunda-feira, a diretoria discutiu vários assuntos, como a entrega dos boletins, a avaliação do MSU sobre a festa do trabalhador do dia 1º de maio, a reunião em Ipaussu sobre estratégias de negociação do setor do álcool, as diversas reuniões com representantes do Grupo Cofco(Noble) referente ao diretor Paulo Dinallo, a confecção dos boletins referente a convênios especifico aos trabalhadores de Ibitinga, as perícias nas empresas Coplasa e Moreno referente a processo de adicional de insalubridade e periculosidade e o início da Negociação diferenciada com Usina Vale, em Onda Verde.