O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool Químicas e Farmacêuticas de São José do Rio Preto – SP e Região – Sindalquim – participou na manhã tarde desta segunda-feira (19/09), com carro de som da entidade, na Usina Cofco, em Catanduva, antiga Usina Cerradinho, de grande assembleia auxiliando o Sindicato da Alimentação de Catanduva e Região (Sinal). Estiveram presentes do Sindalquim, o presidente Almir Fagundes e os diretores, Bertassi, Erico e Nilson. Na assembleia foi aprovado por unanimidade, pelos trabalhadores, que se a empresa insistir em trocar o plano de saúde oferecido aos seus funcionários e dependentes pode haver paralisação das atividades. Atualmente, o convênio é com a Unimed e a Cofco, alegando dificuldades financeiras, quer fazer a troca por uma empresa que não presta assistência em Catanduva. O Sindicato da Alimentação aguarda agora uma nova proposta da empresa.
“Não vamos aceitar essa troca, porque esse plano que a Cofco quer oferecer presta atendimento somente no Hospital de Base de São José do Rio Preto. Não é justo lesionar o trabalhador dessa forma, principalmente, porque as pessoas pagam pelo plano; o mesmo não é oferecido de forma gratuita”, afirmou o presidente do Sindicato da Alimentação de Catanduva, Sérgio Urize.
O presidente do Sindalquim, Almir Fagundes, afirmou que apoia o Sindicato da Alimentação de Catanduva. “A empresa faz parte também da nossa base e somos sindicatos parceiros. Vemos que essa medida, se adotada pela empresa, irá prejudicar ainda muito mais os funcionários. Agora poderão ser realizadas assembleias sobre o mesmo assunto nas unidades de Potirendaba, Sebastianópolis do Sul e Meridiano, estas duas últimas unidades que pertencem a nossa base”.