Trabalhadores da Usina CBAA paralisam atividades por tempo indeterminado

Os trabalhadores da Usina CBAA, do município de Icem, paralisaram as atividades nesta quinta-feira (19/02) por tempo indeterminado. Cansados de esperar pelo pagamento do salário de dezembro e janeiro, a segunda parcela do 13º salário, e os vários benefícios que estão atrasados, mais de 100 trabalhadores e vários familiares fizeram uma passeata pelas ruas de Icem na manhã desta quinta (19/02).

Os trabalhadores estão com várias contas atrasadas. É o caso do auxiliar Valter Alves Pereira Júnior, casado, pai de dois filhos, e há nove meses na CBAA. A água da casa em que mora foi cortada na semana passada e só foi religada porque o funcionário procurou a assistência social da Prefeitura de Icem. Devo quase R$ 200 de água e minha conta de energia elétrica pode ser cortada nesta semana. Deram prazo para pagar até amanhã (20/02). A comida que tenho em casa esta acabando e não tenho mais economias para comprar nada, afirmou o trabalhador.

O Sindalquim, sindicato que representa os funcionários da CBAA que trabalham na área industrial, cerca de 150, organiza um churrasco como protesto contra a empresa, às 12 horas, na Praça Central de Icém, nesta sexta-feira (20/02). Eles prometem muito, mas cumprir acordo que é bom nada. Estamos fazendo nossa parte e os funcionários ficarão de braços cruzados até que a empresa de manifeste e pague o que deve, afirmou o presidente do Sindalquim, Almir Fagundes.

Em mesa-redonda realizada nesta sexta-feira (20) entre o Sindalquim e a CBAA, na Delegacia do Trabalho, em Rio Preto, a empresa não firmou nenhum compromisso de pagamento aos trabalhadores. Alegaram que estão sem dinheiro.