Precisamos levar conhecimento para quem está no chão de fábrica, afirma presidente do Sindalquim

A diretoria do Sindalquim realizou no dia 28 deste mês o seu 8º Encontro de Cipeiros, profissionais do SESMT e trabalhadores do setor químico. O encontro foi realizado no hotel Nacional Plaza Inn durante todo o dia. O objetivo do evento foi promover a integração dos participantes e troca de experiências na construção de estratégias em saúde do trabalhador e identificar o papel e ações da Cipa, SESMT, e trabalhadores na busca da saúde no mundo do trabalho. “Precisamos continuar o trabalho de conscientização para que os trabalhadores e os empresários possam estar em sintonia quando o assunto for segurança no trabalho. O empresário precisa fornecer todas condições para que o trabalhador exerça sua função de maneira segura, mas não adianta o funcionário receber, por exemplo, os epis (equipamento de proteção individual) e não utilizar. Por isso esses eventos são importantes, conscientizam”, afirmou o presidente do Sindalquim, João Pedro Filho.

Neste ano, ministraram palestras os especialistas Rodrigo Singolani, Lívia Ghirello, Rogério de Jesus Santos e o médico Eleuses Paiva, que também é vice-prefeito e secretário de Saúde de Rio Preto. “É muito importante levar conhecimento para quem está no chão de fábrica, que pode dividir essa informação com os colegas de trabalho”, afirmou João Pedro. Participaram do evento cerca de 70 trabalhadores de 30 empresas da região. “Embora os acidentes estejam caindo, precisamos pensar sobre a gravidade deles”.
 
Para o assessor técnico da Secretaria de Saúde do Trabalhador da Força Sindical, Rogério de Jesus Santos, a situação mais problemática vivida pelo trabalhador atualmente é a sobrecarga de trabalho, embora possa não parecer. “Existe uma jornada de trabalho excessiva e uma cobrança constante, que podem provocar acidentes”. Ele ressalta ainda a importância das políticas públicas que são implantadas e cumpridas, já que as mesmas surtem efeito para o processo de conscientização da sociedade. “O impacto é para a sociedade e para as empresas.”

Deixe um comentário