Em nova mesa redonda, setor patronal oferece 3% de reajuste

Mais uma mesa redonda foi realizada entre os dirigentes do Sindalquim – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região – Sindalquim – e os representantes do setor patronal, na manhã desta segunda-feira (29), na sede da entidade em Rio Preto. Eles debateram sobre a Pauta de Reivindicações referente a Campanha Salarial e Social dos trabalhadores do Setor Industrial de Fabricação de Álcool/Etanol.   Na reunião, os  representantes patronais, que não haviam apresentado proposta no último encontro, agora ofereceram o percentual de 3% de reajuste para todas as faixas salariais, PLR, ticket/vale refeição/alimentação e demais cláusulas econômicas e prosseguimento das discussões sobre cláusulas sociais. O Sindalquim rejeitou a proposta. A entidade mantém o pedido inicial, que foi aprovado em assembleias com os trabalhadores. Entre os principais destaques da Pauta de Reivindicações está o reajuste de 3% de aumento real + INPC/IBGE de 3,99%, piso (salário normativo) de R$ 1.807,00, piso para técnico de R$ 3.048,70 e PLR de 2 salários normativos. A data base da categoria é 1º de maio. 
 
O presidente do Sindalquim, João Pedro Filho, falou sobre a reunião. “Eles apresentaram as dificuldades do setor, mas se esquecem que os trabalhadores também possuem dificuldade.  Não aceitamos a proposta. Vamos levar ao conhecimento dos trabalhadores em assembleias na base.  E a partir de agora não negociaremos mais em grupo. Só vamos negociar individualmente, com cada uma das empresas“.


O secretário geral da entidade Ilson Aparecido Martins disse "infelizmente os patrões não reconhecem e não dão valor no seu maior patrimônio, que são os trabalhadores, pois, nem ao menos a inflação, para início das negociação, foi proposto. Levaremos ao conhecimento dos trabalhadores está proposta desrespeitosa por parte dos patrões".

Deixe um comentário