Trabalhadores da Vale, de Onda Verde, aprovam proposta em assembleia

A direção do Sindalquim realizou assembleias na Usina Vale, em Onda Verde, nesta quinta-feira (23), e os trabalhadores aprovaram a proposta patronal da campanha salarial do álcool/etanol 2018/2019.  A data base da Vale é 1º de setembro. Os trabalhadores que participaram das duas assembleias aprovaram a proposta da manutenção do valor de 100% das extintas horas “in itinere”, agora como verbas indenizatórias, e de 100% do INPC/IBGE (estimativa de 3,70%) de aumento nos salários. O índice será divulgado no próximo mês.

O presidente, João Pedro Filho, afirmou que desde o mês de outubro do ano passado ele já vinha dialogando com a empresa para manutenção das horas “in itinere”. “Houve um consenso e como não existe mais esse benefício, que foi cortado pela reforma trabalhista, agora será paga como verba indenizatória”, afirmou. Duzentos e cinco trabalhadores participaram das assembleias, sendo que mais de 90% deles aprovaram as propostas.  No próximo mês, assim que o INPC sair, o acordo deve ser fechado na empresa.