Sindalquim fecha acordo com todas as empresas do setor sucroalcooleiro

A diretoria do Sindalquim encerrou nesta semana as negociações do acordo coletivo de 2019/2020 com todas as empresas do setor sucroalcooleiro de Rio Preto e Região. Na maioria das empresas o percentual de aumento salarial fechado, no piso salarial, foi de 5,07%. Somente na Usina Itajobi, o percentual de reajuste foi de 3%, aprovado pelos trabalhadores. Os reajustes também foram conquistados nos demais salários, no ticket alimentação e na PLR. Mas a grande conquista para os trabalhadores foi a manutenção da verba indenizatória, antiga horas in itinire, que foi suprimida com a aprovação da reforma trabalhista.

O presidente do Sindalquim, João Pedro Alves Filho, falou sobre a campanha de negociação e o trabalho duro ao lado dos trabalhadores neste ano. “Foi um dos piores anos para negociar com o setor patronal. Foram meses de muita mobilização e luta, mas conseguimos manter a verba indenizatória em todas as empresas, além de conquistar reajuste nos salários, pisos e ticket. Agradeço, em nome de toda a diretoria, os trabalhadores e trabalhadoras que pararam nas assembleias, durante as madrugadas, as manhãs, noites, para ouvirem o que tínhamos para falar e decidiram pelo seus futuros.  Só com mobilização, com união, é que conseguimos esses benefícios. É uma conquista de todos”, afirmou João Pedro.

Confira na foto como ficou o percentual de reajuste em cada unidade da base do Sindalquim.