Alcooleiros fazem proposta para os patrões

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região (Sindalquim) participaram ontem de uma mesa redonda com representantes de empresas do setor do álcool da região para discutir a campanha salarial 2009/2010. A data-base da categoria é 1º de maio. Os trabalhadores reivindicam a reposição das perdas inflacionárias entre maio de 2008 e abril deste ano, além de 7% de aumento real.

De acordo com o presidente do Sindalquim, Almir Aparecido Fagundes, os representantes das empresas empregadoras deverão avaliar agora a proposta e se comprometeram a manter contato com análise da proposta após o dia 15 de maio. Vamos aguardar uma posição das empresas, mas estamos confiantes com relação ao reajuste, afirmou. No ano passado, os cerca de 5 mil trabalhadores do setor conseguiram aumento de 7%. O reajuste corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulado e m 5,9% entre maio de 2007 e abril de 2008, e 1,1% de aumento real.

Fonte: Diário da Região, por Gisele Bortoleto, em 24/04/2009