Sindalquim mobiliza trabalhadores em Monte Aprazível

A greve de advertência que o Sindalquim realizou na portaria da Usina Oeste Paulista, em Monte Aprazível/SP, na manhã desta quinta-feira (28/05), mobilizou quase todos os trabalhadores da unidade. Ao lado dos diretores Oscar, Antônio, João Pedro, Edenilso, Wagner, Nilson, Bertassi, Luis e o presidente do Sindicato, Almir Fagundes, participaram mais de 150 trabalhadores que pararam para ouvir a proposta do setor patronal e também a proposta do Sindicato. A manifestação teve início às 7 horas e terminou às 8h40.

Em encontros com os Sindicatos do Estado, os usineiros levantaram a possibilidade de não conceder nenhum aumento salarial, reduzir as horas extras e adicional noturno dos trabalhadores pertencentes ao setor sucroalcooleiro. Foi entregue em mesa redonda realizada no Ministério do Trabalho de São José do Rio Preto a pauta de reivindicações do setor sucroalcooleiro para 2009/2010 e no dia 23 de abril para todos os representantes das usinas e destilarias pertencentes à base territorial da entidade.

Em reunião com representantes do setor patronal nesta quarta-feira (27/05), na sede do Sindicato, nada foi alterado referente a pauta entregue pelas empresas no último dia 18, mantendo 0% (zero) de reajuste, redução das horas extras para 50% e adicional noturno para 20%, ou seja, voltar para CLT (consolidação das leis do trabalho) e ainda querem retirar algumas cláusulas de suma importância, conquistadas durante muitos anos pelos trabalhadores.

Se na próxima reunião marcada para terça-feira (02/06), os representantes do setor patronal não trouxerem uma proposta no mínimo razoável poderemos promover greves de advertência ou de paralisação em todas as empresas de nossa base, se for necessário temos o apoio de toda estrutura da Fequimfar e da Força Sindical.