Sindalquim consegue manter o melhor piso do álcool do país

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região (Sindalquim) mostrou mais uma vez que tem trabalho de base. Em reunião nesta quarta-feira (17/06), que durou mais de cinco horas, entre a diretoria da entidade e a comissão formada por usineiros da região, ficou estabelecido o novo piso salarial da categoria, de R$ 766,33, o maior do setor do álcool do país. A exceção fica por conta da Usina Moreno, do município de Monte Aprazível e da Coplasa, de Planalto, que pagam R$ 772,98 e hora extra de 85%.

O Sindalquim conseguiu repor a inflação, de 5.83%, e, diferente de outros sindicatos, o valor já será pago no dia 5 de julho e não em parcelas. “Ainda conseguimos manter todas as cláusulas do acordo do ano passado. O setor patronal estava irredutível, mas conseguimos fazer um acordo razoável para os trabalhadores representados pelo Sindalquim. Temos a satisfação de ter o melhor piso salarial do álcool do país”, afirmou o presidente da entidade, Almir Fagundes. O piso da categoria era de R$ 724,12.

Com base de mais de 5 mil trabalhadores, o Sindalquim representa 77 municípios, numa das regiões que está entre as principais produtoras de álcool, açúcar e energia do país. O Sindalquim vai comunicar todos os trabalhadores do setor por meio de boletim que começa a ser entregue no próximo domingo (21/06).