Etanol será combustível oficial da Stock Car em 2010

A Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, adotará o etanol como combustível oficial a partir de 2010. O contrato assinado entre a Cosan, detentora dos direitos de uso da marca Esso e Mobil no Brasil, assinou um contrato com a Vicar Promoções, realizadora do evento, que prevê o fornecimento exclusivo de combustíveis e lubrificantes para todas as equipes por pelo menos três anos.

Para a Cosan Combustíveis e Lubrificantes, esse acontecimento é um marco. A entrada do etanol traz ainda mais desempenho e potência para a categoria, afirma Carlos Resende, diretor de marketing da Cosan Combustíveis e Lubrificantes. O grupo Cosan é a maior produtora de açúcar e etanol de cana do mundo. A potência dos Stock Car passam de 480 cv (cavalos) para 520 cv, chegando a uma velocidade máxima de 265 km/h.

É um passo que faz total sentido, não só pela redução de emissões causadoras do efeito estufa que o etanol proporciona, como pelo exemplo que o etanol na Stock Car vai representar para a sociedade como um todo, sem falar na melhora no desempenho, algo já comprovado em veículos comuns e outras categorias do automobilismo mundial, como a Indy nos EUA, diz Marcos Jank, presidente da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).

Fonte: Interpress Motor, em 20/10/2009

Deixe um comentário