Na atual safra da cana-de-açúcar já foram colhidas 500 milhões de toneladas de cana, sendo 57% destinadas à produção de açúcar e 43% ao etanol. Os números foram apresentados pelo pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Octávio Valsechi, na tarde dessa terça, dia 17, durante a 2ª Semana do Etanol, em Ribeirão Preto (SP).
Valsechi ressaltou, ainda, que a produção brasileira de açúcar registrou crescimento de 500% nos últimos 20 anos. Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) indicam que, na última safra, foram produzidos cerca de 31,5 milhões de toneladas de açúcar, enquanto a média registrada em 1990 foi 5,2 milhões.
De janeiro a outubro de 2009, o Brasil exportou 19,5 milhões de toneladas de açúcar, o que resultou em receita de U$ 6,4 bilhões. Na comparação ao mesmo período de 2008, foi registrado aumento de 48,2% em dólares e o volume exportado cresceu 25,8%.
Nesta quarta, dia 18, a agenda da 2ª Semana do Etanol: compartilhando a experiência brasileira, prevê assuntos sobre as novas oportunidades e tecnologias para etanol, cadeia produtiva, financiamentos e linhas de crédito, distribuição e revenda e políticas públicas. As discussões seguem até sexta, dia 20, com a presença de representantes do governo e da iniciativa privada dos seguintes países: Belize, Botsuana, Egito, Etiópia, Filipinas, Guiana Inglesa, Ilhas Fiji, Indonésia, Libéria, Moçambique, Quênia, Ruanda,Suriname,Tailândia, Tanzânia, Uganda,Vietnã,Zâmbia e Zimbábue.
Fonte: Canal Rural, em 19/11/09