Governo garante que preço dos combustíveis vai baixar a partir de março

Não adiantou nada. Baixou alguma coisa na bomba? Não baixou, temos que engolir isso a vida toda, diz o aposentado Antônio Lino.

As medidas fazem parte de um esforço para conter a alta do preço do etanol, o que, na prática, não está ocorrendo.

Desde quando começaram com o pró-álcool, disseram que nunca ia exceder a metade do valor da gasolina, agora já está quase o mesmo preço, afirma o motorista Wladimir de Souza.

O efeito das ações só deve ser sentido em março.

Eu garanto que em no máximo em 15 ou 20 dias a safra começa e já temos duas unidades funcionando, 30 não pararam, continuaram moendo, e essa situação se normaliza o mais rápido possível, defende o coordenador de Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura, Cid Caldas.

O governo demorou a reagir, avalia o pesquisador Carlos Alberto Gurgel.

Os sinais estavam sendo dados: a crise de produção de açúcar na Índia já era de conhecimento de todos; o regime de chuvas também e, na verdade, o que faltou foi um entendimento do governo que a gente tava caminhando para esse desbalanceamento de preço e tomar decisões mais imediatas, analisa Gurgel, que é especialista em biocombustíveis e professor da UnB.

As condições do mercado interno obrigaram o Brasil a retomar a importação de gasolina, depois de décadas de autonomia. A Petrobras garante que a situação é temporária, para abastecer o consumidor brasileiro e cumprir os contratos de exportação.

O consumo de álcool em janeiro foi um terço a menos do que foi no mesmo mês do ano passado. Conseqüência: faltou gasolina. Então, é um processo de mercado que se ajusta normalmente, agora o setor açucareiro vai começar a safra no mês de março. Daqui uma semana está começando a safra , diz o coordenador do Centro de Agronegócio da FGV, Roberto Rodrigues.

De acordo com o especialista em energia Paulo César Lima, os preços não devem baixar em 2010. O conselho é calcular na hora de abastecer o carro.

Você pega o preço da gasolina na bomba, multiplica por 0,7 e compara com o preço do álcool, se tiver acima do preço do álcool você coloca álcool, se tiver abaixo você coloca gasolina, diz o especialista.

Fonte: Canal Rural, por 24/02/10 – Letícia Luvison

Deixe um comentário