Equipado com motor de 9 litros e 270 cavalos de potência, o veículo é abastecido com 95% de bioetanol renovável e hidratado com 5% de aditivo – ED95 – promovedor de ignição. Um veículo semelhante já circula em São Paulo, na região de Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.
Uma das principais vantagens do combustível, segundo a montadora, é que além de ser menos poluente é uma matéria prima em abundância no Brasil, com elevada produtividade e facilidade de manuseio e armazenamento.
Durante o teste, o condutor, responsável pelo veículo no evento, explicou que o principal diferencial do veículo, além do tamanho, é o terceiro eixo de apoio direcional, fundamental para as manobras, devido ao comprimento.
Questionado sobre se há diferença de desempenho em relação ao torque em razão da utilização do novo combustível, o motorista disse que não há diferença. Qualquer profissional que for dirigir esse veículo (o K270) não perceberá alteração alguma. Se ele não for avisado, nem saberá que o ônibus roda com etanol, afirmou.
Outro diferencial do veículo, que o condutor fez questão de mencionar é o sistema de ajoelhamento, que permite que o ônibus fique dez centímetros mais próximo ao solo. Isso facilita no embarque, na conservação dos componentes do veículo e em manobras de difícil acesso, pontuou. Nesse último caso, disse ele, o sistema permite o afastamento do solo para ultrapassar algum obstáculo. Acionado o recurso, ao veículo atingir 30 km/h, ele volta ao normal, de forma automática.
Além de incorporar vários recursos de segurança, como ABS, o K270 agrega o Bus Stock Brake, que impede a movimentação do veículo enquanto as portas estão abertas, o que garante mais segurança ao passageiro, enquanto ele estiver embarcando.
Durante a demonstração, o motorista, mesmo com o ônibus em movimento, tentou abrir as portas, porém, sem sucesso. O sistema trava completamente as válvulas de abertura das portas, assim como o pedal de aceleração, quando o veículo está parado e com as portas abertas.
Ao se referir à manutenção, o motorista disse que o K270 oferece as mesmas possibilidades de um veículo diesel. A mudança no motor foi mínima em relação ao propulsor diesel, afirma. O etanol é mais barato e ainda há a vantagem ambiental, em foco no mundo atualmente, observa.
Em questão de manobrabilidade, o K270 apresentou perfeito desempenho, no circuito em volta do Rio Centro – Centro de Exposições da cidade carioca, o motorista fez demonstrações que foram bem atendidas pelo veículo.
Fonte: HobbyBus, em 02/06/2010