Ao completar um mês, o novo contrato de etanol lançado pela BM&FBOVESPA em 17 de maio, aumenta a transparência dos preços e auxilia na expectativa de mercado, na opinião de Fabiana Perobelli, gerente de produtos do agronegócio da BM&FBOVESPA. “O objetivo do lançamento é contribuir para a redução do risco de preço do mercado de etanol no Brasil”, enfatiza.
Segundo a Bolsa, a liquidação financeira possibilita atrair a participação de usinas e distribuidores de combustível, por permitir a fixação de preços e a oportunidade de arbitragem entre os preços do mercado físico e do mercado futuro. Participantes como pessoas físicas, tesourarias de bancos e investidores estrangeiros também podem contribuir para o crescimento das negociações, segundo a BM&FBOVESPA.
De acordo com a executiva Fabiana Perobelli, com o contrato futuro o setor passa a ter sinalização maior de preços e toda cadeia sucroenergética passa a ter um parâmetro de planejamento. “O setor estava produzindo sem saber por quanto iria vender. Agora como qualquer cadeia que tem o contrato em Bolsa passa a ter um horizonte de planejamento. Para a Bolsa, o contrato é importante para diversificação das receitas”, reforça.
Fonte: UDOP, em 24/06/2010