Preços do açúcar atingem máxima dos últimos quatro meses

Os preços do açúcar encerraram o dia com o maior valor dos últimos quatro meses. Na Bolsa de Nova York, ICE Futures US, o contrato mais negociado, para outubro, fechou a 19,50 cents/lb, uma alta de 3,34%. Analistas afirmam que a desvalorização do dólar, a forte demanda e o ritmo lento de fornecimento no Brasil influenciaram o mercado.

A fila de navios à espera para carregar açúcar nos portos brasileiros subiu de 103 para 120 nessa semana. O dado considera embarcações já ancoradas, à espera no mar e com previsão de atracar até o dia 4 de setembro. Exportadores enfrentam dificuldades de logística, especialmente nos portos de Santos e Paranaguá, e as condições climáticas desfavoráveis agravam o atraso nos embarques de diversos produtos. A empresa de serviços climáticos Somar afirmou hoje que as chuvas devem continuar na semana que vem na região dos portos.

A maior quantidade será embarcada no porto de Santos, de onde sairão 2.747.610 toneladas, acima das 2.621.472 toneladas registradas na semana anterior. As entregas das usinas da região Centro-Sul, que responde por 90% da produção total de cana-de-açúcar do País, continuam. Elas começaram a colher oficialmente em 1º de abril. Na quarta-feira, Santos tinha 84 navios aguardando para embarcar açúcar. Já o porto de Paranaguá deve carregar 789.706 toneladas.

Fonte: Notícias Agrícolas, em 30/07/2010

Deixe um comentário