As exportações de açúcar do Brasil em julho atingiram o volume recorde de 2,9 milhões de toneladas (bruto e refinado), ultrapassando a máxima anterior de setembro de 2009, de 2,55 milhões de toneladas, de acordo com dados do governo divulgados nesta segunda-feira.
O volume recorde exportado ocorreu em meio à forte demanda externa, que está provocando congestionamentos de navios nos portos do centro-sul brasileiro.
A extensa fila de embarcações, especialmente em Santos (principal porto de embarque de açúcar do país), trouxe preocupações ao mercado, elevando recentemente os futuros negociados em Nova York para uma máxima de mais de quatro meses.
A grande demanda pelo produto brasileiro ocorre em um momento em que o Brasil, maior exportador mundial, domina o mercado internacional, uma vez que outros importantes produtores estão na entressafra.
No mês passado, o Brasil exportou 2,04 milhões de toneladas de açúcar bruto, ante 1,69 milhões em julho do ano passado e contra 1,9 milhão de toneladas em junho deste ano.
Em setembro do ano passado, quando foi verificado o recorde anterior, o Brasil havia exportado 1,88 milhão de toneladas deaçúcar bruto.
As exportações do produto refinado em julho de 2010 somaram 852 mil toneladas, ante 627,5 mil toneladas no mesmo mês do ano passado e contra 578 mil toneladas em junho.
Em setembro de 2009, as exportações do refinado somaram 665 mil toneladas.
A produção do centro-sul cresceu no acumulado da safra cerca de 30 por cento, para acompanhar a demanda externa, de acordo com dados da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), que havia previsto um recorde de embarques em julho.
Fonte: Udop, em 03/08/2010