Reflexo da estiagem que atingiu os canaviais no Centro-Sul do Brasil, as cotações do açúcar tiveram forte alta na sexta-feira na bolsa de Nova York. O contrato com vencimento em março encerrou o pregão em 19,37 centavos de dólar por libra-peso, alta de 56 pontos. Ontem, o indicador Cepea/Esalq do açúcar fechou em leve queda de 0,16% em R$ 48,50 a saca.
A reação no mercado ocorreu depois que a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) anunciou que, por causa da seca, a produção de açúcar ficará em 33,7 milhões de toneladas, abaixo das 34,1 milhões de toneladas previstas em 31 de março.
A condição de estiagem permanece. Na sexta-feira, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) proibiu a prática da queimada de cana em todos os municípios de São Paulo porque apresentavam umidade relativa do ar abaixo de 20%.
A medida deve trazer impactos diferentes para cada usina, segundo Antônio de Pádua Rodrigues, diretor técnico da Unica. Algumas unidades podem ter que reduzir moagem, talvez muito pontualmente, suspenderem. Mas são desdobramentos individualizados, diz. Ele acredita que, de forma geral, se essa proibição persistir por até três dias, não deve haver impactos relevantes ao setor. A previsão era de que uma frente fria amenizasse a estiagem no último fim de semana.
Fonte: Udop, em 30/08/2010