Ibama emite licença para duto de etanol da Petrobras

A PMCC Soluções Logísticas de Etanol S.A., empresa que tem como acionistas a Petrobras e a Camargo Correa, informa que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu hoje a Licença de Instalação (LI) para o duto etanol, que a empresa está desenvolvendo em colaboração com a Petrobras.

A licença autoriza o início das obras, atestando que o empreendimento é ambientalmente correto. O duto vai de Uberaba (MG) até o Vale do Paraíba paulista, onde se conectará a dutos da Petrobras na direção da Grande São Paulo, Rio de Janeiro e litoral paulista. O sistema transportará etanol das regiões produtoras no Centro-Oeste do País e noroeste de São Paulo até os grandes centros consumidores de São Paulo e Rio de Janeiro, reduzindo os custos de cabotagem e de exportação do produto.

O projeto, no trecho licenciado, tem capacidade para transportar até 12,9 milhões de metros cúbicos de etanol por ano e estima-se que, quando a obra estiver em implementação plena, deverá gerar 2,4 mil empregos diretos e 9 mil indiretos.

Fonte: Udop, em 29/10/2010