Alcoolduto de US$ 1 bi passa em Rio Preto

A Companhia Brasileira de Energia Renovável (Brenco) planeja a construção de seis terminais de coleta e entrega de álcool ao longo do percurso, incluindo um em Rio Preto. As obras fazem parte do projeto de construção de um alcoolduto de 1,12 mil quilômetros ligando o município de Alto Taquari (MT) ao porto de Santos. Pedido de autorização para a construção do projeto, que está orçado em cerca de US$ 1 bilhão, foi apresentado pela empresa ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à Agência Nacional do Petróleo (ANP). As informações foram divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo. O principal executivo da empresa, o ex-presidente da Petrobras, Henri Philippe Reichstul, confirmou o empreendimento ao inaugurar, em Alto Taquari, parte das obras da primeira usina de etanol, de um total de dez que a empresa está construindo.

Investimentos

Esta primeira usina receberá investimentos de R$ 450 milhões para processar 3 milhões de toneladas de cana, e produzir 275 milhões de litros de álcool a partir da safra de 2009. As dez usinas terão capacidade para 3,7 bilhões de litros. Já o alcoolduto terá capacidade para transportar 4 bilhões de litros podendo, portanto, atender à necessidade logística de outros produtores da região, interessados em exportar. Os terminais da Brenco deverão ser instalados nos municípios de Alto Taquari, Costa Rica (MS), Paranaíba (GO), Rio Preto e Paulínia (SP), além do terminal de exportação em Santos. A Brenco procura sócios no mercado para a construção do alcoolduto. A diretoria da empresa não descartou parceria com Petrobras para a construção do duto, mas a estatal informou que não foi procurada pela Brenco e os únicos dois projetos já confirmados em seu orçamento são o que liga Senador Canedo à Paulínia, em parceria com a Mistui e a Camargo Correa, e outro que vai cruzar o Paraná, em parceria com o governo daquele Estado.

Fonte: Diário da Região, em 29/04/2008