Sindalquim realiza seminário para prevenir e diminuir acidentes de trabalho na região

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas de Rio Preto e Região (Sindalquim) realiza nos dias 2 e 3 de março, no Plaza Inn Nacional, o “2º Seminário de Saúde do Trabalhador Sindalquim Rio Preto”. O evento, organizado em parceria com o departamento de Saúde do Trabalhador da Federação dos Trabalhadores das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar) visa promover a troca de experiências entre Cipeiros e SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), dar continuidade ao aprendizado iniciado no treinamento obrigatório e contribuir na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Segundo os organizadores do evento, Almir Fagundes e Vanja de Oliveira, o seminário faz o seu papel de orientar e amparar o trabalhador. A cada ano milhões de trabalhadores se acidentam em todo o mundo e outras centenas de milhares morrem no exercício do trabalho. No Brasil, as estatísticas oficiais do Ministério da Previdência mostram que em 2008 foram registrados 747 mil casos de acidentes de trabalho, com 2.757 mortes e 12.071 casos de trabalhadores que sofreram incapacidade permanente.

Dados do próprio Ministério apontam que em Rio Preto o número de acidentes aumentou consideravelmente. No ano 2000, 42.653 pessoas ingressaram no INSS para receber benefício, vítimas de vários tipos de acidente de trabalho. Já em 2010, o número saltou para 65.250, num universo de pouco mais de 400 mil habitantes. “É um número elevado de trabalhadores sofrendo acidentes nos trabalhos e precisamos sempre estar atentos e orientá-los. Existem empresas que não obedecem critérios básicos de segurança e saúde e nós estamos aqui para fiscalizar. A obrigação do sindicato não é só reivindicar bons salários, mas lutar e brigar pela saúde e bem-estar dos trabalhadores”, afirmou Fagundes. O Sindalquim tem em sua base cerca de 6 mil trabalhadores.

Programação do Seminário:

Dia 2 de março de 2011

Início às 9 horas – credenciamento e café da manhã
Palestras
10h as 10h50 horas
Atuação do MTE frente à redução dos acidentes e doenças ocupacionais.
Palestrante: Wlamir Barcha
10h50 às 11h40
Plano de ação na área de SST
Palestrante: Rinaldo Moysés Martins Centro de Referência em saúde do Trabalho
Debate: 11h40 às 12 horas
Almoço: 12 às 14h horas
14 às 15 horas
A responsabilização civil no ambiente de trabalho
Palestrante: Dr. César Augusto de Mello
15 às 16 horas
Ergonomia no local de trabalho – mitos e verdades.
Palestrante: Lívia Ghirelo
Debate: 16 às 16h20